Tags
Destaque

Arte Brasileira na Contemporaneidade chega ao terceiro volume e já é considerada referência editorial no meio artístico

June 26, 2018

1/4
Please reload

Curadora lança pela Ornitorrinco livro sobre os grandes joalheiros do país

04.10.2019

 

A joalheria não se define mais como antigamente, apenas pelo tipo de metal pelo qual se trabalha, tudo o que nos rodeia pode ser transformado em possibilidades. 

A joalheria contemporânea trabalha com diversos valores e o designer de joia está ocupando o seu devido e merecido lugar, sendo reconhecido como o artista que é, tanto quanto um escultor ou um pintor.

Criar joias que resultam em diferentes visões, opiniões e sentimentos. É isso que o artista designer busca. E suas criações, assim como aquelas das artes plásticas, permitem que as pessoas se relacionem, aprendam, ou seja, inspirem-se pelas obras. São joias com propósitos, desde a escolha da matéria-prima, a busca por materiais únicos, sustentáveis, lapidações especiais, cada detalhe é definido com muita consciência e carinho.

Os designers presentes neste livro Joias do Brasil mostram a necessidade de procurar técnicas interdisciplinares e variadas, que resultam numa diversidade de conceitos, provando que é possível criar joias com qualquer material, como as que a artista Mel Chung faz com maestria ao utilizar capsulas de café da Nespresso para serem transformadas em colares, brincos, pulseiras, deixando evidente que não existe mais uniformidade de estilos, mas, sim, uma conjunção expressiva. 

Os artistas aqui presentes se adaptaram cada um às necessidades de seus clientes e  do mundo, sem limitações, apenas vivenciando o prazer  de realizar. 

 

Sobre a Autora

Embora o espírito e a paixão do designer de joias estivesse presente nela desde muito cedo, Eliane optou por traçar um desenho diferente para sua vida. Formou-se em jornalismo, chegou a exercer a profissão, mas sua paixão pelo universo da joalheria e design falou mais alto.

Então procurou especializar-se nessa área, estudou ourivesaria no Atelier Fusão da renomada Renata Chagas e fez parte da primeira turma do IED (Instituto Europeo di Design). Em 2006 criou sua própria marca de joias: Liss Bela, com uma grande bagagem conquistada durante todos estes anos.

Em 2016, quis se aventurar em novos projetos e teve sua primeira experiência com Galeria, tornando-se Diretora Comercial e Curadora da área de Design e Artes Plásticas, que virou outra paixão, fazendo-a buscar se especializar ainda mais e ingressar no curso de pós-graduação em estética e historia da arte na USP.

 Seu primeiro desafio com galeria foi convidar e curar um grupo seleto de designers para que cada um pudesse desenvolver uma coleção cápsula, homenageando artistas plásticos. O resultado final foi maravilhoso e, a partir desta experiência pode perceber que seu lugar a partir de então seria nos bastidores, desempenhando um papel que, além de lhe dar grande satisfação, a faz valorizar e cuidar como curadora dos designers que chegam até ela. 

Com este novo horizonte que se abriu, Eliane teve a oportunidade de conhecer muitos profissionais que até então estavam “escondidos” por vários motivos, entre eles: falta de percepção comercial em um mercado que funciona especificamente para um grupo, onde é mais interessante para quem vende do que para quem cria. Toda essa visão de mercado trouxe a ela uma ideia de projeto, que já era um sonho antigo, seu primeiro livro, este Joias do Brasil, onde ela busco introduzir um pensamento diferente no mercado, no qual o designer deve ser valorizado como o artista que é.

Um novo livro e uma nova proposta: novos olhares, fazendo uma integração, mostrando um trabalho autêntico com características brasileiras.

 

FICHA TÉCNICA

Titulo: Joias do Brasil: um olhar contemporâneo

Organizadora: Eliane Soares

Editora: Ornitorrinco

ISBN: 978-85-5649-016-2

Número de páginas: 224

Dimensões: 24 x 31 cm

Preço: R$ 190,00

Please reload

© 2017 por Ornitorrinco Editora

  • Facebook B&W